construir website gratuito no

Dica de como – Aprendendo a cantar em inglês



Vou voltar um pouco num tema que já falei - cantar em inglês. É certo que cantar ajuda a melhorar a sua pronúncia. Mas como fazer para aprender a cantar uma música?
Quando você ouve uma música em português, em geral você entende quase todas as palavras. Você vai ouvindo a música e quanto mais ouve, mais vai aprendendo a cantar. Mas não sempre. Às vezes você canta algumas palavras erradas. Eu me lembro da música “Detalhes”  do Roberto Carlos, em que ele falava da “mantissidão”. Eu cantava a música, mas não sabia o que significava essa palavra. Achava que devia ser algum tipo de calma, um clima de ternura, amor, sei lá. Depois de muito tempo foi que eu descobri que não era “nos lençois macios, a mantissidão”, mas sim, “nos lençois macios, amantes se dão”. O som é o mesmo! Eu estava pronunciando certo, mas não sabia onde uma palavra começava e outra terminava.
Quando a minha filha Bruna nasceu, a minha sogra cantava para ela “Atirei o pau no gato” e numa certa altura da música cantava “Dona Chica demerou-se do berrô que o gato deu”. O que aconteceu aí? Quando ela era criança deve ter ouvido essa música e como não sabia o que significava, repetia como entendia. Depois continuou cantando assim, sem pensar no que cantava. Nós tivemos que explicar para ela que era “Dona Chica admirou-se”, mas quando a gente junta “Chica” com “admirou-se” pronuncia os dois “a” como um só – “Dona Chica dimirou-se” é o que a gente ouve. (Atenção: É apenas uma pequena gozação, mas não estou falando mal da minha sogra, uma pessoa maravilhosa… )
Quando você ouve uma música em inglês, você provalmente vai entender muito menos do que entende em português. Você ouve, mas você não sabe onde termina uma palavra e começa a outra. Por isso, é importante que você treine lendo a letra.
A minha sugestão para você aprender a cantar é a seguinte:
Primeiro, ouça a música várias vezes, acompanhando com a letra. Depois vá cantando uma linha de cada vez.
Cante a primeira linha. Dê “pause” na gravação e volte para o começo. Cante a primeira linha novamente. Depois de tentar várias vezes, tente cantar sem ler. Cante só a primeira linha várias vezes. Se esquecer, leia a letra novamente. Faça isso até conseguir cantar a primeira linha bem, sem ler.
Passe para a segunda linha. Cante a segunda linha várias vezes, lendo e depois sem ler. Quando estiver bem firme, está na hora de juntar as duas linhas. Tente cantar a primeira e a segunda linhas juntas. Faça isso várias vezes, até aprender bem. Vá tocando a música, parando e voltando ao início várias vezes.
Continue até o final da canção, acrescentando uma linha de cada vez e repetindo todo o processo.
Dá trabalho? Sim, um pouco. Mas dá resultado e além disso é super divertido!
Depois cante a canção inteira várias vezes. Ouça esta música no carro e cante junto, ouça no tocador de mp-3 (se estiver na rua, vá cantando baixinho, ou se for mais cara-de-pau vá cantando em voz alta mesmo), ouça no computador, enfim, cante muitas e muitas vezes.
Como eu já disse antes, não se preocupe em entender todas as palavras. O importante é você cantar. Você vai aprender a pronúncia das palavras e vai aprender a juntar os sons. O ritmo da música vai ajudar.
Se quiser procurar o significado das palavras num dicionário (em inglês – nada de tradução), também pode, mas não é necessário, pois o mais importante nesse momento é você cantar e aprender os sons. Com o tempo, você vai entender mais e saber o que está dizendo. E um dia sem perceber, vai usar uma frase de uma música numa conversa – eu faço isso muitas vezes! E você vai notar que está usando a frase num contexto certo.
Esse é um método que funciona. Cada um tem o seu ritmo, então pode demorar um pouco mais para uns, um pouco menos para outros. E depende também do tamanho da letra também. Mas não importa. Tente fazer isso e depois me conte se ajudou. E se tiver alguma outra dica, escreva. Compartilhe suas ideias com todos. Use sua experiência para ajudar. É gostoso…

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogspot