A tecnologia da Informação (Informática)
avança com rapidez muito acima do que qualquer outra ciência ou ramo de
estudo que conhecemos.
Todas as demais ciências utilizam de
suas facilidades para que possam, da mesma forma, alcançar níveis de
progresso que até então era impossível de atingir devido às deficiências
e limites encontrados.
Assim como os benefícios tornam-se
evidentes, também precisamos desenvolver formas para aprendermos a
conviver com este avanço de tal maneira que possamos tirar somente
proveitos e benefícios destas máquinas.
Abaixo estão listadas algumas
informações que são importantes conhecermos, pois surgiram junto com a
computação e são necessárias para que saibamos utilizarmos melhor e de
forma adequada a informática e seus recursos.
Vírus de computador
São programas (software) criados por
programadores experientes cuja finalidade principal é o de executar
operações sem que seja necessário a interferência humana.
Por exemplo, um vírus pode identificar
se uma determinada situação está ocorrendo e executar procedimentos que
corrijam possíveis falhas ou problemas de funcionamento.
Porém, os vírus são mais conhecidos por
situações onde são utilizados para danificar programas, arquivos,
computadores ou até mesmo redes inteiras, paralisando muitas vezes
fábricas e grandes indústrias causando grandes prejuízos.
A cada dia são criados novos vírus, cada vez mais avançados e mais destrutivos.
A forma encontrada para combatê-los são
os antivírus, que são programas criados para identificar e apagar todos
os tipos conhecidos. Eles devem ser atualizados com a mesma freqüência
com que surgem os vírus.
Outra providência e observar a origem
dos arquivos que utilizamos no computador. Usuários suspeitos e a
INTERNET devem ser tratados de forma cautelosa, principalmente ao
utilizamos e recebemos arquivos de fontes não muito seguras.
Pirataria
Os programas de computadores possuem
direitos de cópias que dão legalidade ao autor em cobrar pelo uso do
mesmo. Estes direito são protegidos por lei e o uso indevido sujeita o
infrator às penalidades da lei, que variam desde pagamento de multas até
prisão.
A utilização e duplicação (cópia) de programas e sistemas é conhecida como pirataria.
As empresas sofrem freqüentemente auditorias e fiscalização dos órgão responsáveis pelo controle e uso dos programas.
Além dos prejuízos pelo fato de ver o
nome da empresa divulgado como usuária ilegal de programa de
computadores, os responsáveis (diretores, presidentes e gerentes) são
responsabilizados, respondendo judicialmente por isso.
Segurança da informação
Como visto anteriormente, todos os dados
que a informática utiliza pode ser chamada de informação. De entrada ou
saída, ela serve para identificar ou fornecer os resultados esperados.
Estas informações variam de importância e criticidade, conforme o uso que fizemos dela.
Podemos ter um nome ou endereço de algum
cliente, ou aluno, que pode ser do uso e conhecimento público ou
informações do balanço financeiro de uma grande empresa, cujo conteúdo é
estritamente confidencial aos administradores da mesma.
Diferentes informações requerem
diferentes níveis de segurança. Acessos de pessoas não autorizadas aos
computadores (segurança física) e aos arquivos e informações (segurança
lógica) devem ser controlados e avaliados, evitando que ocorram fraudes e
utilização indevida.
Profissionais da área de informática
• PROGRAMADORES: Responsáveis pelo
desenvolvimento dos programas e software. São os autores, que escrevem
em uma linguagem de programação e transformam os programas em uma
linguagem entendida pelo computador.
• ANALISTA DE SISTEMA: São os profissionais responsáveis pelo planejamento dos sistemas. Identificam necessidades dos usuários e projetam como funcionará o sistema e seus programas. São eles quem desenham as formas como as informações deverão ser guardadas nos computadores e como se dará o funcionamento das máquinas (ou redes) e dos recursos de cada uma delas.
• ANALISTA DE SISTEMA: São os profissionais responsáveis pelo planejamento dos sistemas. Identificam necessidades dos usuários e projetam como funcionará o sistema e seus programas. São eles quem desenham as formas como as informações deverão ser guardadas nos computadores e como se dará o funcionamento das máquinas (ou redes) e dos recursos de cada uma delas.
• USUÁRIOS: São as pessoas que
utilizarão os resultados dos programas. Como o próprio nome diz, usam
das informações e resultados obtidos.
• DIGITADORES: São quem digitam as
informações. A forma mais comum de trabalho deles é o teclado, apesar de
que atualmente existem outras formas como o mouse de repassarmos
informações ao computador.
• GERENTE DE CPD: São os administradores
dos locais onde os computadores estão instalados. CPD é a sigla para
Centro de Processamento de Dados. Os gerentes neste caso determinam como
cada máquina funcionará, se isoladas ou em conjunto com as demais
(redes).
• TÉCNICO EM INFORMÁTICA: Responsável
pela manutenção e suporte às máquinas. Encarregado da execução de
procedimentos que visam manter os equipamentos funcionando. Também
identifica e diagnostica problemas.
Falando um pouco de INTERNET
A INTERNET foi criada originalmente para
permitir que estudantes universitários dos EUA trocassem informações
entre si, porém a necessidade de comunicação rápida e aberta a todos fez
com que a sistemática de acesso livre tomasse dimensões globais,
criando-se assim uma rede de computadores aberta, com limitação de
conteúdo e de tamanho somente conforme a capacidade de criação dos seus
usuários e projetores e, obviamente, a capacidade física com que cada
computador impõem a quem administra-os.
Hoje podemos acessar a INTERNET de casa,
do escritório, da sala de reuniões, enfim de qualquer lugar que tenha
um computador, uma linha telefônica e os programas específicos para
“navegarmos” pelas telas da rede.
No computador precisamos de um programa
que leia e apresente as informações na tela. Este programa chama-se
BROWSER, ou “Navegador”. Os mais conhecidos são o IE (Internet Explorer
da MICROSOFT) e o Firefox (da Mozilla).
As telas e arquivos da INTERNET são
acessados digitando-se o seu endereço no local apropriado do browser. O
programa identifica o nome e localiza na rede mundial a qual computador
(PROVEDOR) pertence o nome digitado. Após isso, através de mecanismos de
localização, nosso computador acessa aquele do endereço apresentando
uma tela inicial. A partir daí podemos visualizar as telas apresentadas e
irmos para qualquer outra tela ligadas entre si por comandos de ligação
(links) que podem nos mostrar outra tela ou até mesmo outro computador,
de qualquer parte do mundo.
Além de termos acesso as telas, textos,
arquivos, etc. de outras máquinas, a INTERNET permite que trocamos
informações entre um usuário e outro através do CORREIO ELETRÔNICO,
também chamado de e-mail, identifica cada usuário de um determinado
computador (Provedor), servindo como uma caixa-postal onde recebemos e
enviamos mensagens.
Unidade de Medidas em Informática
Em Informática usamos alguns termos que definem os tamanhos e medidas utilizadas.
A capacidade de armazenar informações e a
velocidade de processamento são exemplos das unidades de medida
utilizadas em informática:
Medidas de capacidade de armazenamento (discos ou memória):
• BIT: Binary Digit é a forma como o computador representa internamente tudo aquilo que é processado
• BYTE: É um conjunto de 8 bits. Como o computador representa de forma numérica, ele precisa de 8 bits para cada caracter/símbolo/letra/etc. utilizado.
• KBYTE (KB): Equivalem a 1.024 bytes
• MEGABYTE (MB): São o equivalente a 1.024 Kbytes.
• GIGABYTE (GB): São 1.024 Megabyte
• BIT: Binary Digit é a forma como o computador representa internamente tudo aquilo que é processado
• BYTE: É um conjunto de 8 bits. Como o computador representa de forma numérica, ele precisa de 8 bits para cada caracter/símbolo/letra/etc. utilizado.
• KBYTE (KB): Equivalem a 1.024 bytes
• MEGABYTE (MB): São o equivalente a 1.024 Kbytes.
• GIGABYTE (GB): São 1.024 Megabyte
Medidas de velocidade de transmissão de dados (fax-modem):
• BPS: Bits por segundo
• KBPS: Kbyte por segundo.
Medidas de velocidade de processamento (Processador):
• MHZ: Equivale à velocidade com que o processador consegue executar operações por segundo.
Medidas de tela/monitor
• DOT PICHT: Pontos apresentados por polegada da tela. Quanto mais pontos forem mostrados, melhor será a resolução das imagens.
As impressoras também possuem medidas de
avaliação de performance, geralmente sendo identificadas a quantidade
de folhas ou linhas impressas por minutos ou segundos, respectivamente.
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.