
A venda direta é um sistema de
comercialização de bens de consumo e serviços diferenciado,
baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores, fora
de um estabelecimento comercial fixo.
Atualmente, a Venda Direta atinge dimensões globais.
Praticada sob formas distintas - pessoa a pessoa, "Party Plan",
catálogos - presente em todo o mundo e envolvendo os mais diversos
setores da economia - de produtos de limpeza a automóveis -, a Venda Direta se destaca, entre outros fatores, por sua capilaridade e capacidade de expandir-se geograficamente.
Para as empresas, representa um canal de distribuição com grande potencial de expansão geográfica, capaz de agregar valor aos seus produtos e serviços por meio das relações pessoais.
O
mercado de vendas diretas no Brasil é um dos maiores do mundo ( R$ 4
Bilhões em 1997) ficando atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos.
Os dados oficiais indicam que 1,1 milhão
de pessoas trabalham vendendo os mais variados produtos, sendo que este
número pode subir para 4 milhões devido à informalidade do mercado.
Analisando os números acima se pode
perceber que este é um segmento atrativo para milhões de pessoas que
buscam um rendimento extra, uma maneira de sustentar a família e mesmo
plena realização profissional, fugindo das vagas em empregos
tradicionais, que além de estarem cada vez mais difíceis, tendem a
exigir uma quantidade de tempo e dedicação que muitas pessoas não podem
dispor.
Além disso, em vendas diretas existem
oportunidades fantásticas de ganhos mensais que podem chegar a até dez
mil reais, fato que por si só já é um chamariz.
Claro que somente uma parcela do enorme volume de pessoas deste mercado chega a ganhar tanto.
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