construir website gratuito no

Tipos de esportes

   Hoje o conceito de esporte solicita uma abordagem mais complexa, por um processo de classificação em decorrência do seu grau de diferenciação de atividades. No Brasil, o conceito de esporte é diferenciado em três manifestações: a) esporte-performance, b) esporte -participação, e c) esporte -educação


        


Esporte- performance ou esporte de competição
O esporte-performance ou espetáculo tem sua característica mais marcante na transformação do esporte em mercadoria veiculada pelos meios de comunicação de massa, dessa forma assumindo características dos empreendimentos do setor produtivo ou de prestação de serviços capitalistas. O esporte de alto rendimento ainda é modelo de atividade para grande parte do esporte enquanto atividade de lazer e no âmbito escolar, propiciando a socialização para o consumo do esporte.
A industrialização levou a novas condições e padrões de vida, com os quais os jogos populares como eram praticados (ligados a festas, colheitas, religiões, etc) não eram mais compatíveis, e também eram mal vistos pelas autoridades por serem percebidos como ameaça a propriedade e à ordem publica (como a capoeira). Sua sobrevivência se deu principalmente nas escolas publicas européia, onde eram praticados sem a repressão do poder publico, e vão aos poucos ser regulamentados e assumir as formas do esporte moderno (como o futebol, na Inglaterra).
  

Esporte e participação ou esporte e lazer
    A junção de dois termos abrangentes, lazer e esporte, enseja estabelecer outro sentido para o esporte. Porque o esporte de alto-rendimento não tem nada de idílico, e está muito distante daquilo que consideramos lazer. No esporte de auto-rendimento há a busca do primeiro lugar sempre, síndrome do vencedor e ambição ao recorde. Lembrando que as regras são impostas, não existe interação entre os sujeitos e as regras, a discriminação é total já que separa os aptos dos inaptos, bem como a separação histórica por gênero, idade e nível técnico. O tempo é curto, a vida de atleta é muito curta, se comparada ao esporte de lazer que é para a toda vida. No esporte de auto-rendimento temos como premissa o trabalho e o autoritarismo, com estruturas rígidas dos técnicos, dos diretores, patrocinadores. O atleta aliena seu corpo para a busca do recorde, ficando preso ao sistema financeiro pelos patrocínios e pelo sistema científico com as técnicas, os treinos e os equipamentos.
   Realizar atividades físicas sem pretensão de superar índices individuais para apenas sentir-se integrado ao meio ambiente; ser atraído para a prática de um esporte despojado de comparações atléticas; sentir-se satisfeito pela convivência com as pessoas; perceber a facilidade de acesso à prática das atividades físicas e esportivas oferecidas por uma estrutura de funcionamento organizada com segurança para a integridade pessoal de todos; tornar possível a realização do convívio social e seu aproveitamento, decorrente do esporte; favorecer uma prática esportiva que elimine diferenças no sentido de democratizar o bem estar: esses são alguns dos preceitos que nascem da prática do esporte hoje. Neste ensaio pretendemos caracterizar exatamente este esporte que se agrega aos valores do lazer
       


Esporte e educação ou esporte escolar
Não há dúvida que ocorreu uma transformação do conceito esporte no Brasil. Nos locais públicos como nas praças, nos parques assistimos ao nascimento de um novo conceito de esporte, o chamado por Dieckert (1984) de “esporte de lazer”.

O esporte praticado com a intenção educacional pode vincular-se as outras duas dimensões, no entanto seu objetivo deve ser a reflexão crítica das atitudes (individuais e coletivas), dos procedimentos (jogo) e dos conceitos (regras), salientando – e pode se situar ai um dos mais sérios problemas da educação física – que para ser educacional, não é suficiente o simples “fazer motor”, sendo necessária à intervenção do professor de educação física com perguntas que estimulem a reflexão crítica sobre o esporte e seus desdobramentos na vida do aluno.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogspot